Imprimir |  Fechar esta janela

Recanto Renascer-Comunidade Terapeutica

Endereço
Av. Jaziel Azeredo Ribeiro, 4.250, Votorantim, 18112-180, São Paulo
Telefone
15-3247.4070

O RECANTO RENASCER foi idealizado para tratar e integrar Portadores da Dependência Química (alcool e drogas), através de um programa de Tratamento eficaz e com Qualidade.

O RECANTO RENASCER, é uma Comunidade Terapêutica cujas as atividades principais são a prevenção ao uso de álcool e outras drogas psicoativas, tratamento no modelo psicossocial, pós-tratamento, educação social e a promoção complementar da saúde mental e física dos dependentes químicos e apoio aos seus familiares.

Sabemos que a droga acompanha a evolução histórica da humanidade, que as sociedades humanas sempre conviveram com algum tipo de substância psicoativa, sejam elas lícitas ou ilícitas, isto porque elas não desaparecerão, e o consumo abusivo acarreta problemas diversos, pessoais e de repercussão na sociedade, implicações perigosas, que pedem soluções de natureza preventiva.

JUSTIFICATIVA
Ao se fazer prevenção do uso indevido de drogas, se estará fazendo, também prevenção contra delinqüência, problemas de saúde física e mental e etc.

A amplitude do fenômeno droga, e suas complexidades impossibilitam ações preventivas que abranjam todas as populações, por isso as estratégias de intervenção devem considerar especificamente a população alvo, as características e o momento histórico da região.

Na visão do RECANTO RENASCER Comunidade Terapêutica, os usuários dependentes que buscam tratamento apresentam um quadro que vai além do uso de substâncias psicoativas, é evidente a falência moral e espiritual desses indivíduos que são afetados em todas as áreas das suas vidas. Perde-se, parcial ou totalmente, a capacidade de controlar o uso, o álcool e as drogas passam a controlar a rotina do indivíduo.

O uso abusivo de substâncias psicoativas (álcool e outras drogas) é parte de um estilo de vida socialmente excludente, causando comportamentos destrutivos em relação aos dependentes químicos e aos outros. São freqüentes as violências domésticas, práticas sexuais de risco, criminalidades, tentativas e suicídios, violência contra outras pessoas, envolvimento em acidentes de trânsito e outros tipos de acidentes, negligência e maus tratos com os filhos e descuido com a própria saúde.

A dependência química é considerada uma doença crônica tal qual a hipertensão arterial e o diabetes e como tal acompanha o indivíduo por toda vida.
Como toda doença crônica, o tratamento é voltado para a redução dos sintomas, que afetam não apenas o paciente.

O tratamento é uma forma de minimizar os prejuízos que costumam ocorrer na vida do dependente químico, bem como de toda sociedade ao seu redor.
Os resultados do tratamento são a redução do consumo de substâncias psicoativas, a diminuição na utilização de sistemas de saúde e a menor participação em comportamentos ilícitos, associados direta ou indiretamente ao uso de álcool e outras drogas.

Imprimir |  Fechar esta janela